quarta-feira, 16 de março de 2011

DISCALCULIA


A dificuldade na matemática pode ter várias causas – pedagógicas; capacidade intelectual limitada; disfunção do sistema nervoso – essas desordens têm sido consideradas como discalculias, uma disfunção que impede a criança de compreender os processos e princípios matemáticos. Dependendo do grau em que se apresentem, podem ser assim agrupados:
  1. Distúrbios de linguagem receptivo-auditiva e aritmética: as crianças dessa categoria se saem bem em cálculos, mas têm dificuldades nas questões que envolvem raciocínio aritmético, em função da limitação na decodificação dos enunciados;
  2. Memória auditiva e aritmética: expressam-se de duas formas – a) dificuldades de reorganização auditiva ( reconhece o número quando ouve, mas nem sempre consegue dizê-lo quando quer); b) incapacidade de ouvir os enunciados apresentados oralmente e, em conseqüência, não é capaz de guardar os fatos , o que o impede de resolver os problemas propostos;
  3. Distúrbios de leitura e aritmética: apresentam dificuldades para ler os enunciados dos problemas, mas são capazes de fazer cálculos quando as questões são lidas em vos alta;
  4. Distúrbios de escrita e aritmética: as crianças com disgrafias não conseguem aprender os padrões motores para escrever letras e números, razão pela qual os conceitos matemáticos precisam ser passados para elas de outras maneiras até que o distúrbio da escrita tenha sido superado. 
MORAIS, Maria de Lourdes Cysneiros de. FATORES INTERVENIENTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM – Um Olhar Psicopedagógico (2006)