sexta-feira, 13 de agosto de 2010

INDICAÇÕES DE LOCAIS PARA TRATAMENTO DO TDAH

Aqui estão relacionados os centros especializados no atendimento a portadores de TDAHI, realizando também pesquisas e treinamento.

Todos os locais indicados declararam experiência e atualização no tratamento de TDAH, conhecendo as recomendações e diretrizes da comunidade científica.

A ABDA apenas indica alguns locais de tratamento, mas não se responsabiliza pelo atendimento de nenhum profissional.

Rio de Janeiro

• PAM – MATOSO (crianças e adolescentes)

Rua do Matoso, 96 - Pça da Bandeira

Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2273.0899 (maiores informações com a As. Social Luciana, 5ª de manhã)

Coordenadora: Dra. Katia Beatriz Correa e Silva

As inscrições estão suspensas temporariamente.


• CIPIA

Praça Monte Castelo 18 sala 705 (perto do metrô Uruguaiana)

Rio de Janeiro, RJ

Tel: (21) 2285-6351

Coordenadora: Dra. Maria Antonia Serra Pinheiro


• GEDA - Grupo de Estudos de Déficit de Atenção

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PESQUISA DE DIAGNÓSTICO DE TDAH

EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 7 A 17 ANOS

É necessária a participação dos pais biológicos.

ANTES DE DEIXAR UM RECADO PARA A TRIAGEM DA PESQUISA DO GEDA (Grupo de estudos em Déficit de Atenção) leia abaixo e veja se a sua família se encaixa nos critérios de inclusão do estudo.


A UFRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO está conduzindo um estudo sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Crianças e adolescentes que tenham queixa ou suspeita de TDAH podem participar do estudo, que investiga o perfil de sintomas e a influência genética deste transtorno. Serão realizadas consultas com especialistas e avaliações de aprendizado, além de testes neuropsicológicos para atenção, impulsividade, etc. Esta avaliação é gratuita, sendo seu custo bastante elevado quando realizada em nível privado.
Ao final, é feita uma consulta devolutiva com um médico e fornecido um laudo com o diagnóstico de TDAH e de outros problemas que podem estar associados ou não ao TDAH (Dislexia, Depressão, etc).

 
Para participar é necessário atender a TODOS os seguintes requisitos:

1) Crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos

2) Mãe e pai biológicos precisam participar da pesquisa

3) Irmão ou irmã (dos mesmos pais) precisa participar da pesquisa – acima de 7 anos

4) Pode estar ou não em tratamento para o TDAH

5) Todos devem aceitar colher sangue no dia da avaliação


Toda a família faz a avaliação ao longo de um dia inteiro, no campus da Praia Vermelha (ao lado do hospital Pinnel) começando às 7h30, sendo o exame de sangue também realizado neste dia (OBS: não é feito exame de paternidade neste estudo).

Para marcar ligue para (21) 2543-6970 e deixe um recado na secretária eletrônica, dizendo seu nome e telefone de contato. Informe também que este convite foi feito através do site da ABDA.


Instituto de Psiquiatria - Universidade Federal do Rio de Janeiro

O GEDA é um centro de pesquisa, não é um ambulatório de atendimento regular a pacientes com TDAH.

Assim, como em outras áreas da Medicina, são utilizados protocolos de pesquisa previamente aprovados pelo Comitê de Ética que determinam quais pacientes podem ser incluídos nas pesquisas.

Saiba mais sobre o GEDA

Av. Venceslau Brás 71 – Campus da UFRJ (Ao lado do hospital Pinel)

Ambulatório do IPUB - CIPE NOVO – sala 5

Rio de Janeiro - RJ

CEP 22.290-140

Tels: (21) 2543-6970

Coordenador GEDA: Professor Paulo Mattos



• Santa Casa de Misericórdia (Crianças-adolescentes)

Rua Santa Luzia 206 - Centro

Rio de Janeiro - RJ

Tel: 21 2221 4896

Coordenador Santa Casa: Dr. Fábio Barbirato


São Paulo


• PRODATH - Projeto de Déficit de Atenção e Hiperatividade (adultos)

Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - ambulatório térreo - HC - USP

Cerqueira César - SP

CEP: 05403-010

MARCAÇÃO DE CONSULTAS – (11) 3069-6971

Horário de atendimento: 09:00 às 16:00h

Coordenador: Dr. Mário Louzã Neto


• ADHDA - Ambulatório para Distúrbios Hiperativos e Déficit de Atenção (crianças e adolescentes)

Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência - HC - USP

Av. Dr. Ovídio Pires de Campo, s/n - CEP 05403-010

Telefone : (11) 3069-6509 ou 3069-6508

Coordenador: Dr. Ênio Roberto de Andrade


Paraíba

• Serviço de Psiquiatria Infantil (crianças e adolescentes)

Hospital Universitário de João Pessoa, 6º andar

Telefone: (83) 216-7201

Coordenador: Dr. Genário Barbosa


Porto Alegre


• PRODAH - Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - UFRGS

Rua Ramiro Barcelos 2350

Porto Alegre - RS

CEP 90035-003

www.ufrgs.br/prodah

Tel: 51-2101-8094

Coordenador: Dr. Luiz Rohde


Ribeirão Preto


• GEAPHI-Grupo de Estudos Avançados e Pesquisa em Hipercinesia (crianças e adolescentes até 13 anos)

Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Serviço de Psiquiatria da Infância - campus - Balcão 4 (rosa)

Coordenador: Dr. José Hércules Golfetto

TRATAMENTO

O Tratamento do TDAH deve ser multimodal, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento.
A psicoterapia que é indicada para o tratamento do TDAH chama-se Terapia Cognitivo Comportamental. Não existe até o momento nenhuma evidência científica de que outras formas de psicoterapia auxiliem nos sintomas de TDAH.
O tratamento com fonoaudiólogo está recomendado nos casos onde existe simultaneamente Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da Expressão Escrita (Disortografia). O TDAH não é um problema de aprendizado, como a Dislexia e a Disortografia, mas as dificuldades em manter a atenção, a desorganização e a inquietude atrapalham bastante o rendimento dos estudos. É necessário que os professores conheçam técnicas que auxiliem os alunos com TDAH a ter melhor desempenho (Obs: A ABDA oferece cursos anuais para professores). Em alguns casos é necessário ensinar ao aluno técnicas específicas para minimizar as suas dificuldades.

Mais informações sobre TDAH

Alguns adultos tiveram TDAH na infância e ainda tem alguns sintomas na vida adulta, porém em menor quantidade e sem o CRITÉRIO C ou D (isto é, não existem muitos problemas causados pelos sintomas e quando ocorrem eles aparecem apenas em uma única situação, como o trabalho, por exemplo, mas não em nenhuma outra)

O diagnóstico de TDAH é feito com base nos sintomas clínicos relatados pelo indivíduo ou pelos pais e interpretado por um especialista. O Eletroencefalograma, o Mapeamento Cerebral, a Tomografia Computadorizada, a Ressonância Magnética e o Potencial Evocado não podem fornecer este diagnóstico!



Como Diagnosticar Crianças e Adolescentes

O questionário abaixo é denominado SNAP-IV e foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística - IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiátrica. Você também pode imprimir e levar para o professor preencher na escola. Esta é a tradução validada pelo GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ e pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS.


IMPORTANTE: Lembre-se que o diagnóstico definitivo só pode ser fornecido por um profissional.


Para cada item, escolha a coluna que melhor descreve o(a) aluno(a) (MARQUE UM X):


Nem um pouco Só um pouco Bastante Demais

1. Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.

2. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer

3. Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele

4. Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.

5. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades

6. Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado.

7. Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros).

8. Distrai-se com estímulos externos

9. É esquecido em atividades do dia-a-dia

10. Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira

11. Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado

12. Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado

13. Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma

14. Não pára ou freqüentemente está a “mil por hora”.

15. Fala em excesso.

16. Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas

17. Tem dificuldade de esperar sua vez

18. Interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas / jogos).


Como avaliar:


1) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente.


2) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente.


O questionário SNAP-IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários.


IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.

CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)

CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade.

CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa).

CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas.

CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.

Bibliografia sugeridas sobre TDAH

Hiperatividade – Como desenvolver a capacidade de atenção da criança, Sam Goldstein e Michael Goldstein (6ª edição - Papirus).

Transtorno de Déficit de Atencão / Hiperatividade, Edyleine Bellini Peroni Benczik (Casa do Psicólogo).

Hiperatividade, como lidar?, Abram Topczewski (Casa do Psicólogo).

Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade. O que é? Como Ajudar?, Luis Augusto P. Rohde e Edyleine Bellini Peroni Benczik (Artmed).

Tendência à distração, Hallowell & Rodey (Ed. Rocco).

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Russel A . Barckley (ED. Artmed).

No Mundo da Lua, Dr. Paulo Mattos (ED. Lemos).

O QUE É TDAH?

É um transtorno neuropsicológico com base biológica, que afeta 10% da população mundial, de caráter hereditário, onde observamos a nível de lobo frontal do cérebro, uma baixa concentração de dopamina e/ou noradrenalina em regiões sinápticas das conexões neuronais das vias dopaminérgicas e noradrenérgicas, levando a uma tríade sintomatológica clássica de falta de atenção sustentada e/ou hiperatividade e impulsividade, levando a uma série de alterações comportamentais e de relacionamento, com graves conseqüências caso não seja detectado e tratado precocemente entre os 6 e os 12 anos, pois o TDAH não tratado vai resultar em problemas na vida de relações das crianças e adultos (com pais, colegas, amigos, chefes, autoridades, etc.) comprometendo muitas vezes também o aprendizado.

OBS: alertamos que o TDAH não é simples transtorno como se apresentava inicialmente, mas sim, um grave problema de saúde, dos mais estudados hoje nos países desenvolvidos.