terça-feira, 27 de julho de 2010

QUAIS OS COMPORTAMENTOS TÍPICOS DE PORTADORES DE SÍNDROMES E QUADROS PSICOLÓGICOS, NEUROLÓGICOS OU PSIQUIÁTRICOS QUE PROVOCAM A CLASSIFICAÇÃO DESDE INDIVÍDUO DENTRO DE CONDUTAS TÍPICAS

Segundo o Ministério da Educação e Cultura – Secretaria de Educação Especial, Condutas Típicas são “manifestações comportamentais típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento da pessoa e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado”.(MEC-SEESP,1994, p.7-8).
De acordo com o Diagnostic and Statistical Manual for Mental Disorders (DSM IV, 1994). Os Distúrbios de Conduta referem-se a padrões persistentes e repetitivos de comportamento humano que violam os direitos de outros, atuando por um período de seis meses, contra as normas apropriadas para a idade ou regras sociais.
São alunos que apresentam comportamentos inconvenientes ou inadequados, causando danos a si mesmos e aos outros, bem como prejuízo em suas relações no contexto em que vivem, podendo ainda apresentar dificuldades de aprendizagem.
As dificuldades de adaptação escolar causadas por esses comportamentos tendem a prejudicar e, por vezes, inviabilizar as relações do aluno com o seu professor e/ou com os seus colegas, com os materiais de uso coletivo e ainda no processo de ensino-aprendizagem. Tais atitudes se manifestam num contínuo, desde a simples inquietude até comportamentos estranhos, que permanecem por um tempo prolongado, acima de seis meses, e que podem ser identificadores de Condutas Típicas. Exemplos:

* falta com a verdade;

* prática de pequenos furtos (para chamar a atenção);

* grita, não fala;

* fala o tempo todo;

* fala sozinho;

* locomove-se o tempo todo;

* autoagressão (automutilação) e/ou agressão com os outros;

* recusa em seguir regras e normas estabelecidas;

* dificuldade de relação com os colegas e professores;

* ausência ou pouco contato visual;

* destrói propriedade alheia;

* desatenção;

* medos excessivos, fobias;

* movimentos contínuos e repetitivos;

* comportamentos estranhos;

* comportamentos maliciosos, vingativos;

* fala desconexa;

* birras constantes, cuspir, morder, gritar;

* comportamento de desafio e de oposição;

* imitação excessiva das ações dos outros;

* choro/riso imotivados, e outros;

* recusa em verbalizar;

* timidez excessiva.

Ressalte-se a possibilidade de que 50% ou mais dos comportamentos acima descritos se apresentem juntos numa mesma pessoa, numa gravidade tal que configure uma síndrome, disfunção ou desvio de comportamento, a ponto de necessitar de intervenção da área da Saúde Mental para avaliação e atendimento.